Metaverso - o universo sem fronteiras

Daniel Guedes • December 3, 2021

Metaverso 
o universo sem fronteiras da internet

A mudança do nome da empresa de Zuckerberg para Meta coloca o tema nos trends

O assunto está em alta desde que Mark Zuckerberg anunciou a alteração do nome Facebook para Meta, para expressar os direcionamentos. Ele não quer mais que a empresa seja vista como uma companhia principalmente de mídia social, mas do metaverso. A realidade 3D criada pela equipe de Zuckerberg é mais real do que a maioria das câmeras usadas na televisão e até no cinema. 

O facebook se colocou à frente de um movimento da internet que não é novo, mas só está se materializando agora: a ampliação dos dados virtualizados. A gente já conversa, joga, estuda e trabalha olhando para uma tela. A ideia é transcender a simulação da presença e ele está investindo muitos recursos para mostrar pioneirismo. 

Ainda que o metaverso precise de mais tempo para se consolidar, marcas de peso aceleram seus investimentos e ações para ocupar essa outra realidade. A Adidas e a Nike estão fazendo itens de vestuário para avater, a Disney quer integrar as experiências físicas dos parques com o digital. A gigante de games Epic vê no metaverso uma “oportunidade de trilhões”. Essas três marcas estão focadas no entretenimento, que é o lugar onde o metaverso começou a se delinear. Outras empresas querem expandir para o mundo corporativo. 

A Microsoft, pioneira em muitos aspectos, também não ficou para trás. Foi ela que revolucionou os computadores pessoais e introduziu importantes ferramentas de trabalho, como o Word, Excel, PowerPoint e Teams. Em março de 2021, a empresa de Bill Gates já anunciou a sua versão de metaverso: o Microsoft Mesh. A primeira inovação proposta por eles é o uso de avatares animados em videoconferências do Teams, software muito usado para comunicação corporativa.

A experiência que a Microsoft propõe, por enquanto, é mais acessível por não exigir a aquisição de equipamentos específicos. Entretanto, a experiência de metaverso pode ser intensa com o uso dos equipamentos, como óculos de realidade virtual. Outros acessórios para ampliar a experiência sensorial já são projetados, como as luvas que permitem sentir temperatura e pressão. A necessidade de uma internet melhor é uma demanda que muitos países terão, conforme mais pessoas frequentam esse espaço digital. Outras preocupações com o metaverso incluem a coleta dos dados dos usuários, algo já discutido na era dos smartphones. A possível vigilância constante também assusta alguns.

Esse traz assunto é um universo de possibilidades. Essa é apenas a introdução a um mundo cybernético. Ainda precisamos falar sobre as questões econômicas que envolvem criptomoedas, tokens e blockchains. Continue nos acompanhando para a continuação do tema! Fala com a gente no instagram, queremos saber se esse infinito de imersão digital te empolga. 


Conheça nossas redes sociais





By Raissa Vidal

Raissa Vidal é jornalista formada pela UFF com ênfase em audiovisual e fez intercâmbio em Comunicação Empresarial no Politécnico do Porto em Portugal.

Descubra os segredos do brand equity e aprenda como construir valor de marca e gerar relevância.
Por Daniel Guedes 23 de abril de 2025
Descubra os segredos do brand equity e aprenda como construir valor de marca e gerar relevância no mercado digital e tradicional. Confira dicas e cases!
Descubra o que é personalidade de marca no branding.
Por Daniel Guedes 21 de abril de 2025
Descubra o que é personalidade de marca no branding e aprenda, passo a passo, como definir a identidade que conquista autoridade digital em 2025.
Marcas humanizadas: descubra como autenticidade e propósito estão redefinindo o sucesso das empresas
Por Daniel Guedes 20 de abril de 2025
Marcas humanizadas: descubra como autenticidade e propósito estão redefinindo o sucesso das empresas em 2025. Inspire-se com cases, dados e tendências!
Inteligência Artificial no Branding
Por Daniel Guedes 19 de abril de 2025
Inteligência Artificial no Branding: descubra como marcas brasileiras estão revolucionando a autoridade digital em 2024 com IA, inovação e cases reais.
Descubra por que a construção de marca consistente é essencial para o sucesso empresarial.
Por Daniel Guedes 18 de abril de 2025
Descubra por que a construção de marca consistente é essencial para o sucesso empresarial e como evitar os 7 erros fatais cometidos por quem busca soluções rápidas em branding.
Descubra como empresas como Target, Airbnb e Burberry cresceram mais de 20% graças ao branding.
Por Daniel Guedes 18 de abril de 2025
Descubra como empresas como Target, Airbnb e Burberry cresceram mais de 20% graças ao branding estratégico. Conheça estratégias comprovadas e métricas para implementar em seu negócio.
Descubra a fascinante história da Fjällräven, a marca sueca que revolucionou o mercado outdoor.
Por Daniel Guedes 17 de abril de 2025
Descubra a fascinante história da Fjällräven, a marca sueca que revolucionou o mercado outdoor com sua icônica mochila Kånken e um compromisso inabalável com sustentabilidade e durabilidade.
Descubra como o marketing gastronômico pode revolucionar seu restaurante em 2025.
Por Daniel Guedes 15 de abril de 2025
Descubra como o marketing gastronômico pode revolucionar seu restaurante em 2025. Estratégias essenciais, tendências e cases de sucesso para destacar seu negócio no competitivo mercado da gastronomia.
Descubra como a revista britânica Monocle revolucionou o branding editorial.
Por Daniel Guedes 14 de abril de 2025
Descubra como a revista britânica Monocle revolucionou o branding editorial com estratégias inovadoras de marketing e uma identidade de marca única que transcende o impresso.
Um fundo azul com muitas linhas e pontos
Por Daniel Guedes 13 de abril de 2025
Descubra no nosso guia definitivo como implementar inteligência artificial na sua empresa e alavancar resultados com dicas práticas.
Mais Posts