Atenção bares e restaurantes!

Daniel Guedes • February 24, 2022

Atenção bares e restaurantes! Quer saber como aumentar o seu faturamento?
Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que não existe nenhuma fórmula mágica de sucesso e muito menos qualquer tipo de segredo que possa te dar resultados sem nenhum tipo de esforço ou trabalho árduo. A minha proposta, é mostrar alguns caminhos e sugerir ações estruturadas que pude observar que funcionam, com mais de 15 anos atuando como agência de comunicação no ramo de gastronomia para bares e restaurantes de diversos segmentos. 

É inevitável aceitar que a pandemia veio para acelerar e confirmar a importância do delivery e do marketing digital para todas as empresas e principalmente as do ramo da gastronomia. Não acredito que o tráfego pago, marketplaces e redes sociais são a única solução para o aumento do seu faturamento, mas sim o mapeamento de todos os pontos de contato com os seus clientes, definição de estratégias com objetivos bem definidos e claro, a implementação das ações. Vou tentar ser o mais didático possível, partindo do princípio que o estabelecimento tem apenas o seu atendimento presencial ( difícil sobreviver assim nos dias de hoje ) e uma gestão de redes sociais feita por um funcionário. 

A primeira coisa a se fazer é definir um organograma de todos os pontos de contato com o cliente, levando em consideração todos os fluxos tanto físico como digital e considerando logo de primeira implementar alguns novos recursos como:

1) Instagram ativo com postagens diárias  
O instagram é o seu principal ponto de contato digital com os seus consumidores. Através dele que você deve comunicar as suas promoções, novidades e principalmente, criar uma relação com o seu cliente. Nele, você mostra os seus produtos e cria o desejo do seu cliente de querer consumir a sua comida. Os vídeos estão cada vez mais fortes e os reels e os stories bem explorados de maneira orgânica, podem dar muito resultado a um baixo custo. Não esqueçam, que é de extrema importância que a sua comunicação digital esteja 100% alinhada com a sua comunicação off line. O mesmo sentimento que o seu cliente tem que ter dentro do seu estabelecimento, tem que ser o mesmo que ele terá nas redes sociais. Por isso que a linguagem visual e verbal deve ser a mesma tanto no mundo físico como no digital.

2) Facebook ativo com postagens diárias 
Não esqueçam que o Facebook ainda tem um público muito grande, principalmente as pessoas acima dos 50 anos e nesse início o Facebook pode ser um espelho do Instagram. 

3) Criação do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas gerenciem a sua presença nos resultados de pesquisa do buscador e no Google Maps. Esse recurso aparece ao lado direito da página de busca do Google, quando são feitas pesquisas relacionadas ao seu negócio, apresentando as principais informações sobre o empreendimento, como endereço, horário de funcionamento , número de telefone, fotos do estabelecimento, principais dúvidas e respostas, avaliações e comentários de clientes.
Após o endereço ser verificado, o seu perfil também será exibido nos resultados do Google Maps, quando um usuário buscar por palavras-chave relacionadas, em uma localidade próxima.

4) Criação do TripAdvisor
O TripAdvisor é um dos maiores sites de viagem do mundo, que ajuda os viajantes a se planejarem com base nas dicas, fotos, avaliações e comentários feitos por usuários que já curtiram diversas atrações em um determinado destino. Por isso, o TripAdvisor é uma ferramenta muito poderosa para trazer novos clientes ao seu estabelecimento. 

5) Entrada no Ifood
O Ifood é um marketplace de comida online, que conecta pessoas que querem pedir comida com mais comodidade a restaurantes que possuem delivery. O Ifood é uma ferramenta muito poderosa para quem quer iniciar o seu delivery e para captar novos clientes que nunca ouviram falar de você. Caso o cliente já seja um frequentador recorrente e fã da marca, o mais adequado é você ter o seu próprio canal de venda direta e assim sair das altas taxas cobradas pelo Ifood. A estratégia funciona da seguinte maneira: o Ifood serve para abrir novos clientes e quando você faz a primeira entrega via Ifood, você envia junto com o pedido um voucher muito vantajoso para o cliente já fazer o possível segundo pedido no seu aplicativo próprio, onde você através do seu clube de fidelidade vai conseguir converter ele em cliente recorrente.
Mesmo dentro do Ifood é importante você ficar atento a algumas dicas para performar bem e conseguir virar um "super restaurante". Trabalhe bem a sua imagem com fotos bem produzidas em todos os produtos. Seja fiel ao tempo e não atrase as entregas. Faça promoções, impulsione o seu restaurante e fique atento aos comentários e feedbacks dos clientes.

6) Criação de aplicativo próprio de delivery com clube de fidelidade
Existem algumas soluções no mercado de delivery próprio como o www.foodpops.delivery que te possibilita fazer a venda direta através do seu próprio sistema. Existem também sistemas de fidelização dos clientes como o donuz.com.br, que possibilita criar uma dinâmica onde os seus clientes ganham pontos quando compram e consequentemente podem trocar esses pontos por produtos. Esse ciclo acaba criando uma fidelização do cliente com o estabelecimento e com o delivery próprio. 

7) Gestão de tráfego para conversão no próprio aplicativo de vendas 
Criar campanhas dentro do Instagram levando as pessoas diretamente para a compra, no delivery próprio é uma solução muito poderosa para aumentar o seu faturamento consideravelmente.

8) Unifique a sua comunicação e transite com ações que saiam do mundo físico para o virtual e vice e versa. 
Crie campanhas e ações que transitem do físico para o digital, do digital para o físico e nunca se esqueçam de manter a unidade visual e verbal nos dois mundos. 

Com esse organograma definido e todas as ações estabelecidas é hora de colocar em prática todo o planejamento e trabalhar duro para que tudo ande em conjunto, pois você precisa entender que todas essas ações estão interligadas e juntas performando bem, podem aumentar consideravelmente o seu faturamento e consequentemente fortalecer cada vez mais a sua marca no mercado. Óbvio que tudo isso não funciona se não tiver uma ótima gestão com serviço impecável e produtos maravilhosos. O sucesso é o conjunto de pequenos esforços bem sucedidos nas mais variadas áreas dentro do seu negócio, por isso é importante você ter pessoas ou empresas qualificadas para te auxiliar a colocar tudo isso em prática. Quer se aprofundar mais nessas estratégias? Entre em contato conosco que teremos muito prazer em te ajudar a crescer o seu negócio.


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By Daniel Guedes
Daniel Guedes é Designer e CEO da ID_Lab Comunicação e Design

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